segunda-feira, 4 de março de 2013

OS BANDEIRANTES E ZUMBI

Historia 

Como eram as bandeiras paulistas

Antes que comentem sobre o título, não tem nada haver com as bandeiras de antigamente, se refere aos bandeirantes que viveram na quela época. Bandeirantes eram pessoas que só queriam ter lucro com seus feitos, por exemplo, eles capturavam indígenas para vender como escravos, porque o escravo africano era muito caro, cerca de 2000 ou mais em pedras valiosas, muitas vezes a coroa portuguesa pagava para que os bandeirantes efetúacem a captura de indígenas. Isso era chamado de expedições, aviam 3 tipos de expedição; ENTRADAS: oficiais onde os bandeirantes aprisionavam os índios, BANDEIRAS: expedições por conta própria dos bandeirantes, MONÇÕES: expedições através de rios.

Mas porem, havia uma vantagem para os índios, se o índio se convertesse para o catolicismo ele não podia ser escravizado, mas houveram casos que os bandeirantes escravizavam índios católicos. 

Quilombo dos palmares 

Quilombo dos palmares foi o local onde os escravos que conseguiam fugir se refugiavam, mas o Quilombo dos Palmares foi o maior de todos, com seu grande líder Zumbi, mas caso vocês não saibam Zumbi também já praticou escravidão, por isso que há boatos que ele fora derrubado por traição, mas ele resistiu a 2 tentativas de derrota lo, mas na terceira ele pereceu, em seu quilombo havia mais de 30 mil escravos, Zumbi foi fuzilado no ano de 1695. 

Porem, ele é reconhecido até hoje como simbolo da resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário