quinta-feira, 26 de junho de 2014

MATÉRIA DA PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA - 2ºBIMESTRE

OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

O oriente médio tem sido centro de grandes confrontos armados em questões religiosas, alguns países que até então estavam em confronto era o Irã, Iraque e Israel, por conta da diversidade de religiões que ocupa o pais, sendo 42,9% árabe, 56,5% judeus entre cristão e palestinos também.
O Iraque é uma das figuras polemicas no cenário internacional e sempre participante dos conflitos do oriente médio, Saddam Hussein foi o Presidente-ditador do Iraque, e pretendia a liderança do povo árabe.

Hussein violou essas violou áreas paralelas de execução aérea que causou conflitos e a intervenção americana. porém, foi em 2003, com o combate antiterrorismo imposto por George Bush após o episódio da destruição das torres gémeas (11/9/2001) e a acusação de que Saddan estaria desenvolvendo armas de destruição em massa, que os EUA e o reino unido, à revelia da ONU, invadem o Iraque e derrubam o regime.

ÁSIA DE MONÇÕES

A Ásia de Monções é uma região banhada por dois oceanos: o Índico e o Pacífico. No Oceano Índico, destaca- se o Mar da Arábia ou Mar de Omã, entre a Península Arábica e a Península do Decã, além do Golfo de Bengala, entre a Península do Decã e a Indochina. No Oceano Pacífico, ternos o Golfo do Sião e o Mar da China Meridional.
A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina.
Ásia de Monções
A Ásia das Monções ocupa o Sul e Sudeste Asiático, englobando a Península do Decã, Península da Indochina (incluindo a Península de Málaca), além de uma série de ilhas.

Relevo

O Sul e Sudeste Asiático apresentam três unidades morfológicas distintas.
 Ao norte estendem-se grandes montanhas que isolam a Índia e o Paquistão do Irã, da Ásia Central e da Birmânia ou Mianmar. O Himalaia é a principal formação, onde são encontrados os picos mais elevados do globo, como o Everest (8.848 metros de altitude), além de outros 60 picos mais altos do mundo.
 Na Península do Decã, temos o planalto de mesmo nome, formado de terrenos cristalinos e muito ricos em reservas minerais. Na Península da Indochina, o maior destaque é para o Planalto Cristalino do Laos.
As planícies aparecem junto aos rios, principalmente no Baixo Mecong, sendo a maior a Indo-Gangética, formada por sedimentos transportados das montanhas do Norte.

TIGRES ASIÁTICOS 

Na década de 1970, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização. Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres asiáticos.

O modelo industrial desses países é caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação), ou seja, as indústrias transnacionais que se estabeleceram nesses países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinado principalmente ao mercado exterior.

Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan utilizaram métodos diferentes para o desenvolvimento econômico, no entanto, essas nações apresentaram aspectos comuns, como forte apoio do governo, proporcionando infraestrutura necessária (transporte, comunicações e energia), financiamento das instalações industriais e altos investimentos em educação e em qualificação profissional.
Além disso, esses países (exceto Coreia do Sul) adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais. Foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.

Diferentemente dos outros Tigres Asiáticos, a Coreia do Sul demonstrou resistência a instalações de empresas transnacionais em seu território. O desenvolvimento industrial do país baseou-se nos chaebols, que se caracteriza por redes de empresas com fortes laços familiares. Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.
Somente na década de 1980 começaram a entrar transnacionais na Coreia do Sul, entretanto estas são associadas a empresas coreanas.

Os Novos Tigres Asiáticos

Em consequência do grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, houve uma expansão para os países vizinhos do sudeste, o que proporcionou um processo de industrialização na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas. Além dos investimentos dos quatro Tigres originais, os novos Tigres passaram a fazer parte das redes de negócios de empresas dos Estados Unidos, do Japão e de outros países desenvolvidos.

Nesses novos Tigres foram instaladas indústrias tradicionais, como têxteis, calçados, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos. Nesses países há mão de obra menos qualificada que a encontrada nos quatro Tigres originais, porém, muito mais barata. Milhares de pequenas empresas produzem mercadorias sob encomenda, criadas e planejadas em outros países do mundo.

Um comentário:

  1. Matéria da prova bimestral de geografia, do segundo bimestre, bem resumida a partir das partes importantes do texto.

    ResponderExcluir