quarta-feira, 18 de junho de 2014

MATÉRIA DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA

A chamada solução final, criada em 1941, tinha como principal aspecto o extermínio em massa de judeus, encaminhados para campos de concentração.

Após a primeira e a segunda guerra mundial, a Inglaterra, EUA e França deixaram de decisão politico-econômica. O mundo tornou-se bipolar, ou seja, um bloco capitalista(EUA) e outro socialista(URSS).

A conferência de Potsdam 1945 impôs a Alemanha: extinção de partido nazista; domínio do território alemão entre Inglaterra, EUA, URSS e França; criação do tribunal de Nuremberg.

A expressão "cortina de ferro" utilizada em 1946, referia-se a separação ideológica entre os países dos blocos: capitalista e socialista.

O plano Marchall, foi um plano econômico criado pelo governo norte americano para recuperar (reconstruir) os países europeus capitalistas.

A construção do muro de Berlim, ocorreu após a divisão da Alemanha em dois blocos, capitalistas e socialistas. O muro foi criado para impedir a fuga dos Alemães da Berlim oriental para ocidental. (mais desenvolvida)

A revolução de 1930 foi um movimento militar que levou ao poder Getúlio Vargas, colocando fim no sistema oligárquico da primeira república.

A Era Vargas pode ser dividida em três momentos:
-Governo Provisório(1930-1934)
-Governo constitucional(1934-1937)
-Governo Ditatorial ao estado novo(1937-1945)

O movimento ou revolução constitucional de 1932 representou a oposição dos paulistas ao governo de Vargas. Eles reivindicavam o fim dos interventores; nova constituição para o Brasil; eleições presidenciais.

O plano Cohen, foi uma força onde Getúlio Vargas, alegou que o Brasil estava sob ameaça do comunismo.
Dessa forma, ele suspendeu as eleições e com apoio das forças armadas continuou em seu governo, mas agora, de forma ditatorial.  

Um comentário:

  1. CONTEÚDO DA MINHA PROVA BIMESTRAL DE HISTORIA, BEM RESUMIDO, E FOCANDO MAIS NOS FATOS NECESSÁRIOS.

    ResponderExcluir