segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Historia e Matematica

MATEMÁTICA

Equações de primeiro grau.

complemento= 90
suplemento= 180
replemento=360

complemento de 70 graus
70 = 20 
o complemento de 70 é 20

o suplemento de 70
70 = 110

replemento de 70 
70 = 290 

o complemento de 7 30'       suplemento de 11 15'
 89                                                               179
_90  60                                 _ 180  60
    7  30                                    11 15'
  82  30'                                  168  45

o replemento de 11 15'
259
_360 60
    11 15'
   348 45

O triplo da medida de um ângulo é igual ao dobro do seu complemento. Qual é a medida do ângulo ?

3x=2.(90-X)         5x=180
3X = 180 - 2x       x = 180/5
3x+2x= 180          x =36

HISTORIA

Racismo no brasil.

muitos pensam que o racismo e só coisa de americano, que é só de outros países, que aqui não há racismo, quem me dera fosse assim, 
atualmente o racismo não é muito pela cor da pele, mas sim por outros fatores como; Peso do corpo, condisoes econominas e inclusive por religião, mas não foi sempre assim, durante a invasão dos Holandeses em Pernambuco, um príncipe chamado Maurício de  Nassau chegou para administrar suas possessões no Brasil.
No tempo que ficou ele asfaltou ruas, construiu pontes, em fim, melhorou as condições de vida, mas porem, seu governo começou a cobrar impostos, e os moradores começaram a querer espusar os holandeses. Mas os holandeses só foram em bora depois do pagamento de nada mais nada menos que 25 milhões de sacos de ouro.

DOMINGOS FERNANDES CALABAR SIMBOLO DA TRAIÇÃO.



Por razões que nunca serão desvendadas inteiramente, Calabar muda de lado, em abril de 1632. Por ambição, desejo de alguma recompensa entre os invasores, convicção de que estes seriam vitoriosos ao final, ou ainda mesmo por supor que aqueles colonizadores trariam maiores progressos à terra que os portugueses - o fato foi que Calabar traiu seus antigos aliados.
Durante dois anos havia servido entre os seus conterrâneos, foi ferido duas vezes e ganhou alguma reputação. Dele afirma Robert Southey.
Se, cometido algum crime, fugiu para escapar ao castigo; se o tratamento recebido dos comandantes o desgostou; ou, se o que é mais provável, com a traição, esperou melhorar de fortuna, é o que se não sabe. Mas foi o primeiro pernambucano que desertou para os neerlandeses, e se a estes fosse dado dentre todos fazer seleção de um, não teriam escolhido outro, tão ativo, sagaz, empreendedor e desesperado era ele, nem havia quem melhor conhecesse o país e a costa.
A vantagem mudara de lado - e os holandeses passam a conquistar mais e mais territórios, agora tendo ao seu lado o conhecimento de que necessitavam: conquistaram as vilas de Goiana e de Igaraçu, a ilha de Itamaracá e até o forte do Rio Formoso.
Seu auxílio foi tão precioso que até o forte dos Três Reis Magos, no Rio Grande do Norte, caiu sob domínio dos invasores que, com participação direta de Calabar destroem o engenho do Ferreiro Torto. Seu domínio estendia-se, então, do Rio Grande até o Recife. Além de Calabar, aderem à proposta cristãos-novosnegrosíndios e mulatos.
Pudsey, mercenário inglês à serviço da Holanda, descreve Calabar com grande admiração:
Nunca encontramos um homem tão adaptado a nossos propósitos (…), pois ele tomava um pequeno navio e aterrava-nos em território inimigo à noite, onde pilhávamos os habitantes & quanto mais dano ele podia ocasionar a seus patrícios, maior era sua alegria.

Ele foi executado aos 35 anos no ano de 1635.


Nenhum comentário:

Postar um comentário