quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

HISTORIA

SENHORES FEUDAIS vs ESCRAVOS 

Os senhores feudais tinham direito a casa grande, poder politico e financeiro, roupas vindas da Europa mais banquetes.
Já os escravos só tinham direito a senzala( lugar onde descansavam), sem nenhuma renda, vestiam pedaços de pano e comiam pães e sobras.
Literalmente os braços e pernas do Senhor Feudais.

O único que recebia salario era o Senhor de Engenho, pois ele fazia o trabalho especializado da época. Alem disso ainda havia dois textos que relatavam a vida dos escravos, um de Freyre Gilberto,
no texto fala assim, "nossos irmãos de outra mãe, ó vós aqueles moleques de estimação, nos lhe damos luxo e boa qualidade de vida, qualidade de vida que eu digo e passear com o Sr.Feudal, liberdade de seus filhos para brincar com vósos filhos, além de ter a honra de poder cuidar das nossas adoráveis crianças, nós agradecemos aos nossos amigos e irmãos de outra mãe.''

Já o outro texto de Stuart B. fala a outra versão; "No seculo XVII, muitos senhores do engenho aparantemente aceitam a teoria da ad ministração da escravaria, onde nos fatores fornecidos é apenas PPP(pão, pano e pau), na época o racismo eram normal, não era proibido. antes da abolição da escravatura um outro acontecimento ocorreu para a economia açucareira; Portugal precisava de um rendimento maior então, com normalmente pegava dinheiro emprestado da Holanda, porem a Holanda não é católica, e os Espanhóis eram, houveram vários confrontos da Holanda e Espanha, ate que o Rei Português morreu, e como ele não tinha herdeiro o reino português acabou parando nas mãos dos espanhois já que o rei espanhol era primo de segundo grau do rei português.

Então, os imprestimos portugueses acabaram, até que a Holanda invadiu Pernambuco em 1630, já que em salvador eles foram espúlsos tentaram em Pernambuco, além disso, um senhor de engenho se aliou aos holandeses, era o Domingos Fernandes Calabar, ele não foi nem o primeiro e nem o ultimo, mas porem ele foi executado por isso, deis de então, ele é simbolo da traição. 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário