quinta-feira, 11 de abril de 2013

FRASES E ORAÇÕES SUBORDINADAS E SUBORDINADA SUBSTANTIVA


Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. A frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo. A frase começa com letra maiúscula e termina em um ponto.
Ex.: A casa é grande.
A frase se define pelo propósito de comunicação, e não pela sua extensão. O conceito de frase, portanto, abrange desde estruturas linguísticas muito simples até enunciados bastante complexos.

  • Frase verbal: Quando há presença do verbo.
Ex.: O Brasil é um país de dimensões continentais.
  • Frase nominal: Quando não há presença do verbo.

Tipos básicos de frases

  • Frases exclamativas: as que possuem exclamação;
  • Frases imperativas: as que expressam ordens, proibições ou conselhos;
  • Frases interrogativas: as que transmitem perguntas; e
  • Frases declarativas: as que anunciam qualquer fato.
E ainda há mais dois grupos secundários:
  • Frases optativas: o emissor expressa um desejo (Ex.: Quero comer picolé.);
  • Frases imprecativas: o emissor expressa uma súplica através de maldição. (Ex.: Que um raio caia sobre minha cabeça.).

ORAÇÕES SUBORDINADAS 

A oração subordinada é aquela que exerce função sintática em relação à outra. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de substantivo, então a oração se classifica como oração subordinada substantiva. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de adjetivo, então a oração se classifica como oração subordinada adjetiva. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de advérbio, então a oração se classifica como oração subordinada adverbial.
É descoberta a função das orações no momento em que a oração absoluta (período simples) é transformada em subordinada ou reduzida (período composto). A mudança que ocorre no núcleodas orações do período composto em relação ao vocábulo transmutado, determina se a oração é substantiva, adjetiva ou adverbial. Sabido disto, conclui-se que se não há palavra para se transmutar (nestes casos, o núcleo), não pode ocorrer a transformação oracional. Exemplo, o verbo haver possui sua raíz apenas no verbo, no verbo haver, logo, não se tem transformação oracional (a mesma sentença pode apenas ser subordinada). Já o verbo receber apresenta em diferentes classificações de palavras a sua raíz, em substantivo (recibo) e em adjetivo (recebido), então, pode-se ocorrer a transformação de períodos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário